domingo, julho 27, 2008

Estatística Cotidiana: WebQuest em foco

Texto enviado por Vanessa de Paula Cintra
vanessacintra@yahoo.com.br


Gostaria de compartilhar com todos uma experiência que tive ao participar de um trabalho coletivo cujo objetivo foi desenvolver atividades sobre forma de projeto em busca de trabalhar na Escola de Ensino Básico da Universidade Federal de Uberlândia – Eseba, o conteúdo de estatística e apresentar a metodologia WebQuest como um recurso integrante das novas Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).
O plano de trabalhado foi dividido em fases de forma a propiciar um melhor tratamento da estatística. Por meio de revistas e jornais disponíveis na escola, foi feito um estudo reflexivo de tabelas e gráficos presentes em diferentes temas cotidianos, que dentre eles deve-se destacar os referentes a economia mundial e educação. Após essa atividade foi formalizado o conteúdo de Estatística para então aplicar a metodologia WebQuest que visa a fazer melhor uso da rede mundial de computadores propiciando assim aos alunos acessos as TIC, informação atualizada e estreitando as diferenças sociais.
Na atividade com revistas de jornais os alunos confeccionaram cartazes que tinham diferentes tabelas e gráficos os quais foram apresentados para os colegas e expostos na escola. Durante as apresentações teve-se grandes debates sócio-econômicos, políticos sobre o Brasil e o mundo, fruto da interpretação das tabelas e gráficos.
Já com o conceitos de estatística formalizados, a aplicação da WebQuest, que possui como problema motivador a copa do mundo, foi realizada durante duas aulas no laboratório de informática, onde os alunos(as) coletaram dados na internet, organizaram e apresentaram sobre forma de gráficos com respectivas reflexões sobre a real função do futebol na sociedade.
Nossa equipe formada pelo professor Dr. Arlindo José de Souza Jr., o professor disciplina, Alex Medeiros de Carvalho, dois alunos estagiários sendo eles Fernando da Costa Barbosa e eu Vanessa de Paula Cintra, autora deste texto. Considera que o uso desses recursos possibilitou trabalhar de forma significativa os processos de ensino e aprendizagem de Matemática, satisfazendo as orientações dos PCN quanto a Estatística, que determina que sua finalidade é de fazer com que alunos(as) sejam capazes de construir procedimentos de coleta, organização e comunicação de dados.

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